Fotos: Gabriel Haesbaert (Diário)
Chef Mateus Santos decidiu investir em Itaara, onde encontrou pequenas comunidades voltadas à agricultura familiar
Um restaurante que fica na entrada principal de Itaara tem chamado atenção de moradores da Região Central. Com um ambiente interno perfumado com o cheiro de carvalho e de temperos como o manjericão, o empreendimento Tomato Fogo & Antepastos é a realização de um antigo sonho do chef santa-mariense Mateus Santos.
O aconchegante refúgio do cozinheiro fica na Avenida Guilherme Kurtz, 1.869 e serve experiências gastronômicas diferenciadas, como indicam os clientes na página mantida pelo empreendimento no Facebook. Durante as refeições, o Mateus prepara comidas que se adequem ao paladar dos clientes. Entre as opções mais queridas do público, estão filés com molho de vinho local, risotos, moquecas e tortas de bananas, entre outras opções de dar água na boca.
- Vim para Itaara atrás de qualidade de vida, e o Tomato é uma decorrência desta escolha. Queria estar perto de uma produção agrícola familiar produzida nas pequenas comunidades. Quero transformar isto em uma identidade - conta Mateus, além de admitir que a presença de outros empreendedores na cidade serrana também pesou na decisão.
VALORIZAÇÃO DOS PRODUTOS LOCAIS
Morando em Itaara, Mateus pôde ficar mais perto dos tão almejados e necessários ingredientes frescos. Agora, ele compra os produtos na própria vizinhança. Por conta disto, o Tomato trabalha com almoços e, mediante reservas, com jantares, durante a semana. Para fidelizar o público-alvo, Mateus usa as receitas próprias, resultados de anos de estudo e dedicação à arte da gastronomia.

Mateus buscou a criação de um espaço aconchegante, decorado com madeira, artesanatos e temperos, por meio de parcerias com colegas locais
Os pratos mais populares do Tomato são os bifes à milanesa e à pamerggiana e risotos de sabores como abóbora com linguiça defumada, queijo colonial ou palmito. Outro item muito elogiado do menu é o aceto glacê, redução doce que acompanha as saladas. Após os nove primeiros meses de portas abertas e panelas fumegantes, Mateus projeta um verão de grandes desafios. Para superar adversidades, ele aposta na pluralidade do cardápio.
- Aqui, tentamos proporcionar uma experiência e adaptamos o cardápio às necessidades do cliente, sejam eles carnívoros ou veganos - explica o chef.
PALADAR CONQUISTADO
Entre os empreendedores locais citados por Mateus, está a publicitária Marta Sarturi, 48 anos. Enquanto Mateus comanda a Tomato, Marta é responsável pelo ateliê Tendelas, que produz artesanatos. Amiga do chef, ela foi responsável pela decoração do Tomato, que é todo estilizado com vasos de barro e ramos de alecrim, manjericão e salsinha. Marta também é uma cliente fiel:
- Antes, as pessoas iam até Silveira Martins para comer algo diferente. Hoje, vejo que encontram isso nos sabores do chef Mateus. Acredito que o Tomato seja um divisor de águas na região entre sabores diferentes. Existem pratos para todos os gostos ou restrições alimentares - elogia Marta, que tem como preferência o bife à milanesa, o risoto de palmito e a salada com aceto glacê.
Um dos primeiros clientes do estabelecimento foi o tabelião Eduardo Fadul, 36 anos. Eduardo ouvia comentários sobre o trabalho do chef Mateus e decidiu tirar a prova. O resultado, ele garante, foi mais que satisfatório.
- O trabalho do chef é excepcional. É uma cozinha de alta gastronomia. Almoço diariamente lá e tenho preferência pela parmegiana e pelos risotos. O diferencial do Mateus é que ele utiliza produtos frescos, com ênfase em matéria prima local - relembra.
O publicitário Rogério Lobato, 71 anos, não abre mão dos pratos favoritos. Conhecido do chef, ele já havia instigado Mateus sobre a possibilidade da abertura de um restaurante em Itaara. Dito e feito. Hoje, o publicitário comemora que, um ano depois, ganhou um point preferido - além de alguns quilos a mais, ele confessa.
- Tive que dar o apoio de comunicação básica. Adotei o Tomato, o cardápio e virei chefe da torcida (risos). O Mateus tem um tempero instigante - elogia.
Quando perguntado sobre o prato favorito, Lobato não perde o bom humor.
- Sabe qual o meu prato favorito da Tomato? O prato cheio - brinca, em meio a risadas.
ÁGUA NA BOCA
Confira, abaixo, alguma das opções
alimentícias servidas no Tomato:
- Risotos (abóbora com linguiça defumada, queijo colonial e palmito)
- Bife ao alho poró
- Salada com aceto da casa
- Filé com redução de vinho local
- Zabaione com frutas vermelhas
- Rabanada desconstruída (com ovo pochê, azeite de ervas e pão artesanal tostado)
- Moqueca
- Torta de banana
- Bife de gado e frango à milanesa
- Bife à parmegiana

FUNCIONAMENTO
O Tomato funciona de segunda a sexta-feira, do meio-dia às 14h, e aos sábados e domingos, do meio-dia às 15h. Entretanto, a casa fecha um dia na semana - na segunda ou quarta-feira - para a manutenção e reposição dos estoques do empreendimento. A agenda diária sempre é divulgada na página "Tomato Fogo & Antepastos", no Facebook. O restaurante ainda trabalha à noite, mediante reservas para grupos de seis pessoas, no mínimo.
Informações pelo telefone e WhatsApp (55) 98109-1516.
RECEITA DA CASA
Um dos pratos mais populares do Tomato é, sem dúvidas, a salada. O prato, composto por alface, queijo azul, cenouras raladas e croutons leva menos de dois minutos para preparar. O ingrediente secreto é o aceto glacê, disponível somente no Tomato.
* Colaborou Lorenzo Seixas